
S. João Bosco nasceu a 16 de Agosto de 1815 no Colle dos Becchi, uma localidade junto de Castelnuovo de Asti (agora chamase Castelnuovo). Dom Bosco provinha de uma família muito pobre. Entre muitos obstáculos preparou-se, trabalhando e estudando para a missão que lhe tinha sido indicada através de um sonho tido aos 9 anos e muitas outras vezes repetido, de maneira extraordinária. Estudou em Chieri, onde é ordenado sacerdote aos 26 anos de idade. Chegado a Turim, bem depressa foi marcado pelo espectáculo de centenas de rapazes e jovens ao Deusdará, sem rumo nem trabalho. Quis consagrar a sua vida pela sua salvação. A 8 de Dezembro de 1841, na igreja de S. Francisco de Assis, teve o encontro com o primeiro dos tantos rapazes que o conheceriam e seguiriam: Bartolomeu Garelli. Começou assim a obra do Oratório. Itinerante no início mas depois da Páscoa de 1846, com sede em Valdocco, a Casa Mãe da obra salesiana. Os rapazes são já às centenas, estudam, aprendem uma profissão nas oficinas que Dom Bosco construiu para eles. Em 1859 convida os seus colaboradores a se unirem a ele e nasce a Congregação Salesiana que rapidamente se expande abrindo novos Oratórios, escolas profissionais, colégios, centros vocacionais, paróquias e missões. Em 1872 Dom Bosco com a colaboração da jovem Maria Domingas Mazzarello, funda o Instituto das Filhas de Maria auxiliadora que vão fazer pelas meninas o que Dom Bosco faz pelos rapazes. Maria Domingas Mazzarello é a confundadora e a primeira superiora desse Instituto (1837 a 1881) e é proclamada santa no dia 21 de Junho de 1951, por pio XII. Dom Bosco chamou muitos leigos para partilhar com os salesianos e com as filhas de Maria Auxiliadora a mesma ânsia de missão educativa.
Em 1869 deu inicio à Pia União dos Cooperadores que fazem parte por direito da família salesiana e vivem o mesmo espírito estando ao serviço da igreja.
Aos 72 anos, gasto pelo trabalho, recorda uma frase: «Prometi a Deus que até o meu último respiro seria pelos meus pobres jovens». Morre em Turim, na madrugada do 31 de Janeiro de 1888. Foi beatificado a 2 de Junho de 1929 e declarado santo por Pio XI em 1 de Abril de 1934, domingo de Páscoa.
Dom Bosco é considerado um dos grandes educadores pelo seu método denominado «Sistema Preventivo» baseado sobre a «Razão», «Religião» e «amabilidade», atuou um modelo muito eficaz da pedagogia cristã, capaz de criar nas suas casas um espírito tipicamente «salesiano»: a alegria de viver, o empenho no trabalho, na sociedade, o serviço pelo bem comum, o amor á Igreja e ao Papa, a esperança do paraíso. O povo gosta de definir Dom Bosco como «O amigo dos jovens», ou «o Santo dos Jovens».
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por visitar o Blog. Esperamos publicar em breve seu comentario. Deus abençõe.