Pentecostes


Início da Igreja Católica, a festa é celebrada 50 dias depois da Páscoa

Os judeus celebravam uma festa para agradecer a colheita, 50 dias após a Páscoa. Daí o nome Pentecostes. Em seguida, o significado da comemoração mudou para agradecer a lei dada a Moisés.

Neste caso, lembrou o dia em que Moisés subiu o monte Sinai e recebeu as tábuas da lei e ensinou o povo de Israel o que Deus queria deles. E comemorou a aliança do Antigo Testamento, Deus estabeleceu com as pessoas: elas se comprometeram a viver segundo seus mandamentos e Deus prometeu estar com eles para sempre.

As pessoas vinham de muitos lugares para o

Templo de Jerusalém, na festa de Pentecostes. Como parte deste feriado judaico é onde teve origem a nossa festa cristã do Pentecostes.

A promessa do Espírito Santo

Na Última Ceia, Nosso Senhor Jesus Cristo prometeu a seus apóstolos: "Meu Pai vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco, o Espírito da Verdade" (S. Jo 14, 16-17). Mais tarde, ele diz: "Eu vos disse estas coisas enquanto estou com você, mas o Paráclito, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos disse". (São João 14, 25-26).

Após o jantar, voltamos a fazer a mesma promessa: "Eu concordo que eu me for, irá para o advogado ... Tenho ainda muitas coisas a dizer, mas não quer dizer agora. Quando Ele vier, o Espírito da Verdade vai levar você para a verdade ... e você o que está por vir "(S. João 16, 7-14).

No calendário do ano litúrgico, após a festa da Ascensão, os cinqüenta dias da Ressurreição de Jesus, celebramos a festa de Pentecostes.

Depois da Ascensão de Jesus, os apóstolos estavam reunidos com a Mãe de Jesus. Era o dia de Pentecostes. Eles estavam com medo de sair e pregar. De repente, ouviu um forte vento e línguas de fogo pequenas pousou uma sobre cada um deles. Foram cheios dos o Espírito Santo e começaram a falar em línguas.

Naqueles dias, havia muitos visitantes estrangeiros em Jerusalém que vieram de todo o mundo para celebrar a festa judaica de Pentecostes. Todo mundo já ouviu falar os apóstolos em sua própria língua e entender perfeitamente como eles falaram.

Todos eles, desde aquele dia, e não tiveram medo e saíram a pregar ao mundo os ensinamentos de Jesus. O Espírito Santo deu-lhes força para a grande missão que tinham de cumprir: levar a palavra de Jesus a todas as nações e batizar todos os homens em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.É neste dia, quando a Igreja começou a existir como tal.

Quem é o Espírito Santo?

O Espírito Santo é Deus, é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. A Igreja ensina que o Espírito Santo é o amor que existe entre o Pai eo Filho. Este amor é tão grande e tão perfeito que uma terceira pessoa. O Espírito Santo enche nossas almas no Batismo e depois, tão perfeito, na confirmação.

Com o amor divino de Deus dentro de nós, somos capazes de amar a Deus e ao próximo. O Espírito Santo nos ajuda a cumprir nosso compromisso de vida com Jesus.

Sinais do Espírito Santo: O vento, fogo, a pomba.

Estes símbolos revelam o poder que o Espírito Santo nos dá: O vento é uma força invisível, mas real. Este é o Espírito Santo. O fogo é uma purificação. Por exemplo, atear fogo ao campo para remover ervas daninhas e plantar boas sementes. Em laboratórios médicos para purificar os instrumentos estavam pegando fogo.

O Espírito Santo é uma força invisível e poderosa dentro de nós e purifica-nos do nosso egoísmo para dar lugar ao amor.

Nomes do Espírito Santo.

O Espírito Santo tem recebido vários nomes ao longo do Novo Testamento, o Espírito da verdade, o advogado, o Paráclito, o Consolador, o santificador.

Missão do Espírito Santo

O Espírito Santo é santificador: Para atingir o Espírito Santo para cumprir o seu papel, precisamos dar-nos totalmente a Ele e ser conduzido mansamente às suas inspirações, para que possa melhorar e crescer em santidade diariamente.

O Espírito Santo habita em nós: em São João, 14, 16, encontramos a seguinte frase: ". E eu rogarei ao Pai, e dar-lhes outro advogado que estará com você para sempre" Além disso, em I Coríntios 3. 16 diz: "Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?". É por esta razão que devemos respeitar nosso corpo e alma. Está em nós a agir, porque é "doador da vida" e é o amor. Esta aceitação está sujeita a nossa aceitação e colaboração aberta. Se nós nos rendemos ao amor e ação santificadora, fará maravilhas em nós.

O Espírito Santo ora em nós: Precisamos de um interior muito tranqüilo e uma profunda pobreza espiritual para pedir que orar no Espírito Santo. Vamos rezar a Deus para ser dóceis ao Espírito. Deus intervém para o bem daqueles que amam.

O Espírito Santo nos leva a toda a verdade nos fortalece para que possamos ser testemunhas do Senhor nos mostra a riqueza maravilhosa da mensagem cristã, nos enche de amor, paz, alegria, fé e esperança de crescimento.

O Espírito Santo e a Igreja

Desde a fundação da Igreja no dia de Pentecostes o Espírito Santo, que constrói, anima e santifica, dá vida e unidade e enriquecido por seus dons. O Espírito Santo está trabalhando na Igreja de muitas maneiras diferentes, inspirar, motivar e encorajar os cristãos, individualmente ou em toda a Igreja, para proclamar a Boa Nova de Jesus.

Por exemplo, pode inspirar o Papa dar uma mensagem importante para a humanidade, o bispo de uma diocese inspiradora para promover um ministério, etc.

O Espírito Santo assiste particularmente o representante de Cristo na terra, o Papa, que levam diretamente à Igreja e ao seu trabalho encontra o rebanho de Cristo.

O Espírito Santo edifica e santifica e dá vida e unidade à Igreja.

O Espírito Santo tem o poder de estimular e santificar-nos e fazer-nos agir, que, para nós, gostaríamos de realizar. Ele faz isso através de seus sete dons.

Os sete dons do Espírito Santo

Estes dons são dádivas de Deus e somente através dos nossos esforços, não podemos crescer e se desenvolver. Exigir a ação direta do Espírito Santo para agir com eles.

SABEDORIA: Permite-nos a compreender, experimentar e saborear as coisas de Deus, para julgar com justiça.

ENTENDIMENTO: Através dele, a nossa inteligência é capaz de entender intuitivamente as verdades reveladas e natural de acordo com um fim sobrenatural tem. Ela nos ajuda a entender porque as coisas que Deus nos ordena.

CIÊNCIA: a nossa inteligência torna as pessoas capazes de julgar as coisas corretamente criados de acordo com o seu fim sobrenatural. Ela nos ajuda a pensar e compreender as coisas do mundo da fé.

CONSELHO: Deixe que a alma diretamente intuir o que fazer em uma dada circunstância. Ela ajuda a ser bons conselheiros para os outros, orientando-os no caminho certo.

FORTALEZA: fortalece a alma para fazer todos os tipos de virtude heróica, com confiança inabalável na superação dos maiores perigos e dificuldades que possam surgir. Ela nos ajuda a não cair nas tentações que nós colocamos o diabo.

PIEDADE: um dom que Deus dá à alma para ajudá-lo a amar a Deus como Pai e os homens como irmãos, ajuda e respeito.

TEMOR DE DEUS: Ele dá alma a afastar-se dócil pecado por medo de desagradar a Deus é o bem supremo. Ajuda-nos a respeito de Deus, para lhe dar o seu lugar como o mais importante e bom no mundo, para nunca dizer nada contra ele

Oração ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor, enviai o vosso Espírito criador e renovareis a face da terra.

Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que, guiados pelo mesmo Espírito, deixe-nos diretamente e vamos aproveitar a vossa consolação.

Por meio de Cristo Jesus, nosso Senhor

Amém.

2 comentários:

  1. Por isso é que dizem que a Igreja é Mãe e Mestra da Verdade. Quando eu quero aprender, venho aqui. Muito Bom o texto sobre Pentecostes e Deus Espírito Santo. Pouco se fala disso, muito se precisa saber sobre tudo isso. Quando os apóstolos viram Jesus Ressucitado (que Grande Milagre) ainda continuaram como antes. Quando os apóstolos viram a Ascenção de Jesus (Majestoso Milagre), ainda assim não mudaram...... Porém quando desceu sobre eles o Espirito Santo, São Pedro saiu na porta e fez um discurso e converteu 3000 pessoas...
    Para nossa efetiva conversão, é preciso ser puros e pedir que o Espírito Santo habite em nós.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Que Nossa Senhora o abençõe. Vale a pena conhecer o sermão de Santo Antonio sobre os dons de Lingua.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Blog. Esperamos publicar em breve seu comentario. Deus abençõe.

Inquisição

EM CIMA DO MURO

Havia um grande muro separando dois grandes grupos. De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus. Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios e todos os humanos que não servem a Deus.
E em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava em dúvida
se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco os prazeres do mundo.

O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar para ele:
- Ei, desce do muro agora... Vem pra cá!
Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada.
Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar a Satanás:
- O grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles.
Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês?
Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu:

- É PORQUE O MURO É MEU.

Nunca se esqueça:
Não existe meio termo.
O muro já tem dono.

Papai Noel existiu?

A imagem do Papai Noel, o gordo e sorridente velhinho que traz presentes às crianças boas no dia de Natal, teve sua origem na história de São Nicolau.

Nicolau nasceu em uma antiga província da Ásia Menor, no século IV. A capital, Mira, estava perto do mar (hoje, para o sudoeste da Turquia) e foi uma sede episcopal. Nicolau foi escolhido bispo deste lugar e, em seguida, tornou-se famoso pela sua extraordinária devoção. Ele foi preso por defender sua fé durante a perseguição de Diocleciano. Suas relíquias estão na cidade de Bari, Itália.

Existem muitas lendas que falam da vida deste santo:

É dito que ele era herdeiro de uma fortuna, que ele se dedicou a ajudar os pobres que ele conhecia. Nicolauficou feliz ajudando os outros, especialmente os pobres e escravos. Foi bom, generoso e tinha um ótimo senso de humor.

Em uma ocasião, o chefe da guarda romana da época, chamado Marcos, queria vender como escravo um menino muito pequeno chamado Adrian e Nicolau o impediu.

Em outra ocasião, Marco queria pegar algumas meninas, se o pai não pagasse uma dívida. Nicolau soube do problema e decidiu ajudar. Tomou três sacos de ouro na véspera de Natal, em plena escuridão, chegou à casa e jogou os sacos pela chaminé, salvando assim as meninas.

Marco queria acabar com a fé cristã, mandou queimar todas as igrejas e prender todos os cristãos que não iria renunciar a sua fé. É assim que Nicolau foi detido e preso.

Quando o Imperador Constantino, convertido à fé católica, libertou todos os cristãos e Nicolau era velho. Quando ele saiu da prisão, ele estava barbudo e vestindo suas roupas brancas e vermelhas, que se distinguiu como um bispo. No entanto, os longos anos de prisão não ter sua gentileza e bom humor.


Os cristãos da Alemanha tomaram a história dos três sacos de ouro fundido pela chaminé no dia de Natal e a imagem de Nicolau ao sair da cadeia, para tecer a história de Papai Noel, sorridente, gordinho velhinho, vestido de vermelho, desce pela chaminé no dia de Natal de presentes às crianças boas.


O nome do Papai Noel vem da evolução gradual do nome de São Nicolau: St. Nicklauss, St. Nick, St. Klauss, Santa Claus, o Papai Noel.


MEDITAÇÃO DE SANTO AFONSO - SOBRE O JUÍZO E O INFERNO

Sobre o Juízo

1.Considera que, logo que a alma tenha saído do corpo, será conduzida ao tribunal de Deus para ser julgada.O Juiz é um Deus Onipotente, ultrajado por ti, e sumamente irado.Os acusadores são os demônios, teus inimigos; o processo teus próprios pecados; a sentença é inapelável; a pena é o inferno.Ali não há companheiros, nem parentes, nem amigos; a causa será resolvida entre Deus e a tua alma.Então compreenderás a hediondez de teus pecados, e não poderás ser tão indulgente com eles, como agora o és.Responderá por teus pecados de pensamentos, palavras, obras, omissão, escândalo, respeitos humanos: tudo se há de pesar naquela grande balança da justiça divina, e se fores encontrado réu de culpa grave, uma só que seja, estarás perdido.Meu Jesus e meu Juiz, perdoai-me antes de me fazer comparecer em vosso tribunal!.

2.Considera que a justiça divina há de julgar a todos os homens no vale de Josaphat, quando no fim do mundo ressuscitar os corpos para receberem juntamente com as almas prêmio ou castigo, segundo os seus méritos.

Reflete que, se te condenares, tornarás a unir-te a este mesmo corpo, que servirá de prisão eterna á tua alma desgraçada.Naquele encontro desagradável a alma amaldiçoará o corpo, e o corpo por sua vez amaldiçoará a alma; de maneira que a alma e o corpo, que agora correm de mãos dadas em busca de prazeres lícitos, unir-se-ão, em que lhes pese, depois da morte, para ser verdugos um do outro.Ao contrário, se te salvares, esse teu corpo ressuscitará formosíssimo, impassível e resplandecente; e assim irás, em corpo e alma, gozar d vida bem-aventurada.Tal será o fim da cena deste mundo!Afundar-se-ão no nada todas as grandezas, prazeres e pompas mundanas.Tudo acabará: só ficarão as duas eternidades, uma de glória e outra de pena, uma ditosa e outra infeliz, uma de gozos, e outra de tormentos: no céu os justos, no inferno os pecadores.Desgraçado então o que tenha feito do mundo o seu ídolo, e pelos prazeres miseráveis desta terra tenha perdido tudo, alma, corpo, bem-aventurança e Deus!.

3.Considera a sentença eterna.O Juiz eterno, Jesus Cristo, voltar-se-á primeiro contra os réprobos, a quem dirás: "Ingratos, tudo se acabou para vós!Chegou a minha hora, hora de verdade e justiça, hora de indignação e vingança!Criminosos, amastes a maldição; caia sobre vós: sede malditos na eternidade: ide para o fogo eterno, privados de todos os bens e sob o peso de todos os males".Em seguida voltar-se-á para os escolhidos e dirá: "Vinde vós, meus filhos queridos, vinde possuir o reino dos céus, que vos está preparado.Vinde não já para levar a cruz em pós de Mim, mas para partilhar da minha coroa.Vinde como herdeiros de minhas riquezas e companheiros de minha glória.Vinde cantar eternamente minhas misericórdias.Vinde da terra do exílio á pátria, da miséria ao gozo, das lágrimas á alegria, do sofrimento ao descanso eterno".Meu Jesus, eu espero ser também um destes filhos afortunados.Amo-Vos sobre todas as coisas, abençoai-me desde este momento, e abençoai-me também vós, ó Maria minha querida Mãe!.

Fruto I.Farei todas as minhas ações como se devesse comparecer, na ocasião em que as executar, perante o tribunal divino a dar conta delas.

Fruto II.Exercitar-me-ei em obras de misericórdia espirituais e corporais, porque ao que as praticar prometeu Deus uma benção eterna no dia do juízo.


MEDITAÇÃO SOBRE O INFERNO


1.Considera que o inferno é uma prisão hedionda, cheia de fogo.Neste fogo estão submersos os condenados.Neste abismo de fogo que os rodeia por todos os lados, têm chamas na boca, nos olhos, em todas as partes do corpo.Cada sentido tem seu sofrimento próprio: os olhos são atormentados pelo fumo e pelas trevas, e horrorizados pela vista dos outros condenados e dos demônios; os ouvidos ouvem dia e noite contínuos clamores, prantos e blasfêmias.O olfato é atormentado pelo cheiro nauseabundo daqueles inumeráveis corpos corrompidos, e o paladar por ardentíssima sede e fome insaciável sem poder obter uma gota de água nem uma migalha de pão.Por isso aqueles encarcerados infelizes, abrasados pela sede, devorados pelo fogo, torturados por toda a espécie de sofrimentos, choram, clamam, desesperam-se; mas não há nem haverá quem os alivie e console.Ó inferno, inferno!Quantos há que se recusam a crer em ti até o momento em que caem em teus abismos!E tu, querido leitor, que dizes?Se houvesses de morrer agora, para onde irias?Tu, que não podes suportar o ardor de uma centelha de fogo que te salta á mão, poderás estar em um abismo de fogo que te abrase, abandonado de todos por toda a eternidade e sem lenitivo algum?


2.Considera em seguida a pena que tocará ás potências da alma.A memória será sempre atormentada pelos remorsos da consciência.Tal é aquele verme que sem cessar roerá o condenado ao pensar que se perdeu voluntariamente e por um prazer envenenado.Ó Deus!Como avaliará então aqueles momentos de prazer, depois de cem, depois de mil milhões de anos no inferno?Este verme recordar-lhe-á o tempo que Deus lhe deu para expiar suas culpas, os meios que lhe proporcionou para salvar-se, os bons exemplos dos companheiros, os propósitos feitos mas ineficazes.Então verá que já não há remédio para a sua eterna ruína.Ó Deus!Ó Deus!E como estes pensamentos agravarão o seu penar!A vontade estará sempre contrariada: nunca alcançará coisa alguma do que deseja, e sempre terá o que aborrece, isto é, todos os tormentos.O entendimento conhecerá o bem enorme que perdeu: a bem-aventurança e Deus.Meu Deus!meu Deus! Perdoai-me pelo amor de Jesus Cristo, vosso Filho.

3.Pecador, a quem por agora é indiferente perder o céu e perder a Deus, quando vires os bem-aventurados triunfarem e gozarem no reino dos céus, então tu, qual animal hediondo, serás excluídos daquela pátria ditosa e privado da visão beatífica de Deus, da companhia de Maria Santíssima, dos Anjos e dos Santos; conhecerá, ai!Tua espantosa cegueira, e dirás desesperado:"Ó Paraíso de eternas delícias: Ó Deus! Ó bem infinito! Já não sois nem jamais sereis meus! Desgraçado de mim!..." Eia, meu irmão, faze penitência, muda de vida, não te guardes para quando o tempo te faltar.Entrega-te a Deus, principia a amá-lo deverás.

Roga a Jesus, roga a Maria Santíssima que tenham piedade de ti.

Fruto I.Descontarei com alguma mortificação as penas que no inferno tenho merecido.

Fruto II.Quando experimentar algum dissabor, incomodo ou dor, direi a mim mesmo: "Lembra-te que tens merecido cair, e devias ser precipitado no inferno", e tudo sofrerei com paciência.