Início da Igreja Católica, a festa é celebrada 50 dias depois da Páscoa Os judeus celebravam uma festa para agradecer a colheita, 50 dias após a Páscoa. Daí o nome Pentecostes. Em seguida, o significado da comemoração mudou para agradecer a lei dada a Moisés.
Neste caso, lembrou o dia em que Moisés subiu o monte Sinai e recebeu as tábuas da lei e ensinou o povo de Israel o que Deus queria deles. E comemorou a aliança do Antigo Testamento, Deus estabeleceu com as pessoas: elas se comprometeram a viver segundo seus mandamentos e Deus prometeu estar com eles para sempre.
As pessoas vinham de muitos lugares para o
Templo de Jerusalém, na festa de Pentecostes. Como parte deste feriado judaico é onde teve origem a nossa festa cristã do Pentecostes.
A promessa do Espírito Santo
Na Última Ceia, Nosso Senhor Jesus Cristo prometeu a seus apóstolos: "Meu Pai vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco, o Espírito da Verdade" (S. Jo 14, 16-17). Mais tarde, ele diz: "Eu vos disse estas coisas enquanto estou com você, mas o Paráclito, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos disse". (São João 14, 25-26).
Após o jantar, voltamos a fazer a mesma promessa: "Eu concordo que eu me for, irá para o advogado ... Tenho ainda muitas coisas a dizer, mas não quer dizer agora. Quando Ele vier, o Espírito da Verdade vai levar você para a verdade ... e você o que está por vir "(S. João 16, 7-14).
No calendário do ano litúrgico, após a festa da Ascensão, os cinqüenta dias da Ressurreição de Jesus, celebramos a festa de Pentecostes.
Depois da Ascensão de Jesus, os apóstolos estavam reunidos com a Mãe de Jesus. Era o dia de Pentecostes. Eles estavam com medo de sair e pregar. De repente, ouviu um forte vento e línguas de fogo pequenas pousou uma sobre cada um deles. Foram cheios dos o Espírito Santo e começaram a falar em línguas.
Naqueles dias, havia muitos visitantes estrangeiros em Jerusalém que vieram de todo o mundo para celebrar a festa judaica de Pentecostes. Todo mundo já ouviu falar os apóstolos em sua própria língua e entender perfeitamente como eles falaram.
Todos eles, desde aquele dia, e não tiveram medo e saíram a pregar ao mundo os ensinamentos de Jesus. O Espírito Santo deu-lhes força para a grande missão que tinham de cumprir: levar a palavra de Jesus a todas as nações e batizar todos os homens em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.É neste dia, quando a Igreja começou a existir como tal.
Quem é o Espírito Santo?
O Espírito Santo é Deus, é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. A Igreja ensina que o Espírito Santo é o amor que existe entre o Pai eo Filho. Este amor é tão grande e tão perfeito que uma terceira pessoa. O Espírito Santo enche nossas almas no Batismo e depois, tão perfeito, na confirmação.
Com o amor divino de Deus dentro de nós, somos capazes de amar a Deus e ao próximo. O Espírito Santo nos ajuda a cumprir nosso compromisso de vida com Jesus.
Sinais do Espírito Santo: O vento, fogo, a pomba.
Estes símbolos revelam o poder que o Espírito Santo nos dá: O vento é uma força invisível, mas real. Este é o Espírito Santo. O fogo é uma purificação. Por exemplo, atear fogo ao campo para remover ervas daninhas e plantar boas sementes. Em laboratórios médicos para purificar os instrumentos estavam pegando fogo.
O Espírito Santo é uma força invisível e poderosa dentro de nós e purifica-nos do nosso egoísmo para dar lugar ao amor.
Nomes do Espírito Santo.
O Espírito Santo tem recebido vários nomes ao longo do Novo Testamento, o Espírito da verdade, o advogado, o Paráclito, o Consolador, o santificador.
Missão do Espírito Santo
O Espírito Santo é santificador: Para atingir o Espírito Santo para cumprir o seu papel, precisamos dar-nos totalmente a Ele e ser conduzido mansamente às suas inspirações, para que possa melhorar e crescer em santidade diariamente.
O Espírito Santo habita em nós: em São João, 14, 16, encontramos a seguinte frase: ". E eu rogarei ao Pai, e dar-lhes outro advogado que estará com você para sempre" Além disso, em I Coríntios 3. 16 diz: "Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?". É por esta razão que devemos respeitar nosso corpo e alma. Está em nós a agir, porque é "doador da vida" e é o amor. Esta aceitação está sujeita a nossa aceitação e colaboração aberta. Se nós nos rendemos ao amor e ação santificadora, fará maravilhas em nós.
O Espírito Santo ora em nós: Precisamos de um interior muito tranqüilo e uma profunda pobreza espiritual para pedir que orar no Espírito Santo. Vamos rezar a Deus para ser dóceis ao Espírito. Deus intervém para o bem daqueles que amam.
O Espírito Santo nos leva a toda a verdade nos fortalece para que possamos ser testemunhas do Senhor nos mostra a riqueza maravilhosa da mensagem cristã, nos enche de amor, paz, alegria, fé e esperança de crescimento.
O Espírito Santo e a Igreja
Desde a fundação da Igreja no dia de Pentecostes o Espírito Santo, que constrói, anima e santifica, dá vida e unidade e enriquecido por seus dons. O Espírito Santo está trabalhando na Igreja de muitas maneiras diferentes, inspirar, motivar e encorajar os cristãos, individualmente ou em toda a Igreja, para proclamar a Boa Nova de Jesus.
Por exemplo, pode inspirar o Papa dar uma mensagem importante para a humanidade, o bispo de uma diocese inspiradora para promover um ministério, etc.
O Espírito Santo assiste particularmente o representante de Cristo na terra, o Papa, que levam diretamente à Igreja e ao seu trabalho encontra o rebanho de Cristo.
O Espírito Santo edifica e santifica e dá vida e unidade à Igreja.
O Espírito Santo tem o poder de estimular e santificar-nos e fazer-nos agir, que, para nós, gostaríamos de realizar. Ele faz isso através de seus sete dons.
Os sete dons do Espírito Santo
Estes dons são dádivas de Deus e somente através dos nossos esforços, não podemos crescer e se desenvolver. Exigir a ação direta do Espírito Santo para agir com eles.
SABEDORIA: Permite-nos a compreender, experimentar e saborear as coisas de Deus, para julgar com justiça.
ENTENDIMENTO: Através dele, a nossa inteligência é capaz de entender intuitivamente as verdades reveladas e natural de acordo com um fim sobrenatural tem. Ela nos ajuda a entender porque as coisas que Deus nos ordena.
CIÊNCIA: a nossa inteligência torna as pessoas capazes de julgar as coisas corretamente criados de acordo com o seu fim sobrenatural. Ela nos ajuda a pensar e compreender as coisas do mundo da fé.
CONSELHO: Deixe que a alma diretamente intuir o que fazer em uma dada circunstância. Ela ajuda a ser bons conselheiros para os outros, orientando-os no caminho certo.
FORTALEZA: fortalece a alma para fazer todos os tipos de virtude heróica, com confiança inabalável na superação dos maiores perigos e dificuldades que possam surgir. Ela nos ajuda a não cair nas tentações que nós colocamos o diabo.
PIEDADE: um dom que Deus dá à alma para ajudá-lo a amar a Deus como Pai e os homens como irmãos, ajuda e respeito.
TEMOR DE DEUS: Ele dá alma a afastar-se dócil pecado por medo de desagradar a Deus é o bem supremo. Ajuda-nos a respeito de Deus, para lhe dar o seu lugar como o mais importante e bom no mundo, para nunca dizer nada contra ele
Oração ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor, enviai o vosso Espírito criador e renovareis a face da terra.
Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que, guiados pelo mesmo Espírito, deixe-nos diretamente e vamos aproveitar a vossa consolação.
Por meio de Cristo Jesus, nosso Senhor
Amém.
Por isso é que dizem que a Igreja é Mãe e Mestra da Verdade. Quando eu quero aprender, venho aqui. Muito Bom o texto sobre Pentecostes e Deus Espírito Santo. Pouco se fala disso, muito se precisa saber sobre tudo isso. Quando os apóstolos viram Jesus Ressucitado (que Grande Milagre) ainda continuaram como antes. Quando os apóstolos viram a Ascenção de Jesus (Majestoso Milagre), ainda assim não mudaram...... Porém quando desceu sobre eles o Espirito Santo, São Pedro saiu na porta e fez um discurso e converteu 3000 pessoas...
ResponderExcluirPara nossa efetiva conversão, é preciso ser puros e pedir que o Espírito Santo habite em nós.
Obrigado! Que Nossa Senhora o abençõe. Vale a pena conhecer o sermão de Santo Antonio sobre os dons de Lingua.
ResponderExcluir