Gostaria de convidar a todos para a festa de meu aniversario. Será no domingo próximo. Apesar de eu ter nascido em julho, pretendo comemorar nesta semana, pois não sei se estarei vivo até lá, e porque quero aproveitar este mês que não tenho nada de especial para fazer.
Com esta mentalidade vemos a mudança dos novenários e das festas religiosas. Assim perdendo o sentido das festas religiosas. Vemos com freqüência paróquias que mudam a festa de Nossa Senhora Aparecida, de São Sebastião e de seus padroeiros simplesmente por acharem uma ocasião que seja mais propícia para sua festa, suas barraquinhas, seus leilões ficando em secundário o louvor e honra ao santo padroeiro. Há paróquias que começaram suas festas de São Sebastião de forma que terminassem no domingo, outras que iniciassem depois do dia 20 de janeiro. Perdendo-se assim o sentido da festa do padroeiro.
Se os fiéis se acostumam a festejar seus padroeiros em datas diferentes, qual o sentido de ter os feriados religiosos? Estes dias podem ser eliminado do calendário civil e serem colocados nos domingos.
Quando temos a festa do padroeiro em um dia e a festa da fundação da cidade em outro, com um feriado municipal, qual o sentido de festejar o padroeiro? Para quê manter dois feriados tão próximos?
Se quisermos manter os feriados religiosos nas suas datas comemorativas primeiramente temos que valorizar estas datas.
Com freqüência vemos pessoas que aproveitam a quinta feira de Corpus Christh para transformarem em um feriadão. Se não é valorizado este dia pra assistir a Santa Missa, participar da procissão, fazer adoração ao Santíssimo Sacramento, não há razão de manter esta festa sendo feriado religioso.
Vamos valorizar as datas dos martírios de nossos padroeiros, das mortes de nossos Santos, das vitórias e das aparições de Nossa Senhora, das comemorações de Nosso Senhor. Se deixarmos cair na banalidade estas comemorações, o mundo trará outras datas para substituir os feriados religiosos como dia do sorriso, da consciência negra, do evangélico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por visitar o Blog. Esperamos publicar em breve seu comentario. Deus abençõe.