No século XVI, em Itália, Torquato Tasso lançou o gênero teatral "fábula pastoral", que era uma canção de Natal ou encenado. A palavra vem do italiano pastorela "Pastorella", que em portugues significa pastora.
Os missionários se aproveitaram das preocupações teatral e religiosa do povo para evangelizar, gradualmente substituindo ritos pagãos das pastorais.
O lançamento formal das pastorinhass, de acordo com alguns historiadores. Em 1530, encenou "O Natal Feliz do nosso Salvador." Aos poucos, eles começaram a encenar a viagem de José e Maria e foram incorporadas as aventuras de pastores e conseguiram superar as tentações de ir a Jesus. No pastorais é claramente a luta entre o bem eo mal.
As pastorais são um concurso, bonito e performance de palco ingênuo, moldura animada e alegre, que se refere a acontecimentos anteriores à vinda de Jesus e termina com esplendor inocente do presépio e da adoração dos pastores. Neste caracteres mistos humana e divina, onde o destino eterno do homem ocupa o papel central da trama. Os personagens centrais são Deus, a Virgem Maria e os pastores vêm adorar o menino Jesus no estábulo em Belém. As pastorais são alegres e felizes, têm o ridículo diabo e sempre terminam com a derrota, o triunfo do bem sobre o mal.
É despertar no ouvinte os sentimentos mais nobres de amor, dando uma moral e uma mensagem religiosa que exalta a fé cristã.
Gostei de saber o que são as pastorinhas,achei muito interesante,este é um bom trabalho...Que Deus os abençõe grande mente.
ResponderExcluir